Os resultados do projeto CARMAC – Melhoria da Qualidade das Águas Balneares e Costeiras da Macaronésia já se encontram disponíveis na Internet.
No âmbito deste projeto, a principal atividade desenvolvida nos Açores consistiu na elaboração dos perfis das àguas balneares nas ilhas de São Miguel e Terceira, tendo em vista o desenvolvimento de ferramentas de gestão para a aplicação e cumprimento conjunto da diretiva 2006/7/CE, respeitante à qualidade das águas balneares.
A elaboração daqueles perfis, que contemplou a caracterização das zonas balneares identificadas e o levantamento das fontes de poluição que podem prejudicar a qualidade das águas e areias, foi desenvolvida através de uma empresa regional, em colaboração com a Universidade dos Açores.
No que se refere ao objetivo de desenvolvimento de metodologias para a avaliação e gestão da contaminação microbiológica em águas balneares e areias de praias, os Açores contribuíram com a realização, nas Canárias, de um curso de Técnicas de Identificação de Fungos em Areias das Praias, que foi ministrado por uma especialista do Laboratório Regional de Veterinária.
O relatório deste projeto, que decorreu entre 2009 e 2013, pode ser encontrado no endereço eletrónico http://proyectocarmac.org, e os dados sobre os perfis das águas balneares regionais, estão disponíveis no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-mar/conteudos/livres/Perfis+das+Águas+Balneares+dos+Açores.htm