A construção de um aquartelamento de bombeiros no aeródromo da Graciosa “constitui mais um exemplo da aposta que o Governo tem vindo a fazer na melhoria das acessibilidades, “não só para esta ilha, mas para todas as ilhas do arquipélago”, defendeu o secretário regional da Economia no primeiro dia da visita estatutária do Governo que prossegue hoje na Graciosa.
Vasco Cordeiro, que falava na apresentação do projecto de construção das instalações que irão acolher os bombeiros do aeródromo graciosense defendeu, no entanto, que “esse esforço de melhoria das acessibilidades não é dirigido apenas para as ilhas de maior dimensão, mas sim para todas as ilhas da Região”.
No caso da Graciosa, destacou, “o Governo dos Açores tem em curso um conjunto muito significativo de investimentos que vão trazer um novo desenvolvimento para a ilha”, como é o caso do novo hotel, as obras que decorrem nas Termas do Carapacho, ou as intervenções nos portos de pescas e de passageiros da Praia.
Segundo Vasco Cordeiro, “estas não são medidas abstractas”. “São medidas que terão um impacto muito positivo na vida das pessoas” disse o secretário regional da Economia, alertando, contudo, para a necessidade de “todos aproveitarem ao máximo as suas potencialidades”.
“O desenvolvimento não é feito apenas com a intervenção do Governo, é também concretizado com a iniciativa privada”, disse Vasco Cordeiro, apelando a “uma parceria entre os entes públicos e os particulares com o objectivo de melhor se aproveitarem as novas áreas de negócios que agora são propiciadas pelos investimentos públicos”.
Entre as novas potencialidades, Vasco Cordeiro destacou aquelas que serão geradas pela entrada em vigor, a partir do próximo mês de Outubro, das novas Obrigações de Serviço Público para o transporte aéreo inter-ilhas.
Estas novas regras, disse, “contemplam uma redução efectiva das tarifas, em cerca de 17 por cento para as ilhas de menor dimensão, a criação de tarifas especiais dirigidas para as famílias numerosas e um novo modelo para a tarifa de estudante, que passa a estar ligada à tarifa de residente e nao á tarifa económica como até aqui acontecia constituindo, por isso, um exemplo claro de investimentos que têm uma ampla capacidade reprodutiva”.
Outro dos exemplos apontados por Vasco Cordeiro foi o da renovação da frota da SATA Air Açores que, no caso da Graciosa, que irá permitir “a operação de aeronaves muito diferentes, que representam um aumento significativo da capacidade, quer de passageiros, quer de carga, com todas as vantagens que daí advirão para a Graciosa”.