O Secretário Regional da Saúde revelou hoje, em Ponta Delgada, que espera “poupar este ano cerca de 20 milhões de euros”, divididos pela globalidade das unidades de saúde de ilha e pelos hospitais da Região Autónoma dos Açores.
Luís Cabral, que falava à entrada para uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, afirmou que pretende conseguir uma racionalização de 9,7 milhões de euros nas unidades de saúde de ilha do arquipélago e poupar os restantes 10 milhões de forma diferenciada nos hospitais açorianos.
O Secretário Regional salientou que o Orçamento para 2013 prevê uma dotação de 270 milhões de euros para a Saúde, havendo recentemente um reforço de mais 30 milhões de euros disponibilizados para o Sistema Regional de Saúde.
Luís Cabral reiterou ainda que os exames de Imagiologia do setor privado vão deixar de ser efetuados no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, salvaguardando, no entanto, aqueles cujas requisições já se encontram em lista de espera, para que o Serviço Regional de Saúde consiga dar resposta às necessidades do sistema público. A única exceção, garantiu o Secretário Regional da Saúde, prende-se com as ressonâncias magnéticas, que continuarão a ser realizadas no Hospital do Divino Espírito Santo, uma vez que não existe mais nenhum equipamento desta natureza na ilha de S. Miguel.
A redução desta verba na área da saúde não gera consenso nos partidos com assento parlamentar, tendo sido ontem lamentada pelo deputado social-democrata Luís Maurício, que considera que esta diminuição “ pode pôr em risco a qualidade dos cuidados prestados aos utentes”.
A proposta de orçamento e de plano de investimentos para 2013 será debatida no próximo plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, que arranca a 19 de março.