Menos alunos no ano lectivo que arranca esta segunda-feira

escola educacao professoresOs alunos que esta segunda-feira vão iniciar o ano lectivo nos Açores são em menor número do que no anterior, segundo a secretária regional da Educação.

Maria Lina Mendes explica esta redução do número de alunos com a “sucessiva redução da taxa de natalidade” nos Açores. São 42693 os alunos inscritos, divididos por 2378 turmas, numa média de 18 alunos por sala de aula, de acordo com os dados divulgados pela titular da pasta da Educação. Cerca de 13200 alunos vão integrar o 1.º ciclo, mais de 6600 o 2.º ciclo e perto de 10400 o 3.º ciclo do ensino básico.

 

Ainda de acordo com a mesma fonte, o ensino secundário conta com cerca de 6100 estudantes e o ensino pré-primário com mais de 5200. Na leitura de Maria Lina Mendes estão criadas todas as condições para o arranque do ano lectivo, nomeadamente, com a recente colocação de mais de 300 professores nos Açores. “As escolas identificaram os professores que necessitavam e já foram colocados mais de 300 para compensar ausências, substituições e docentes que não aceitarem colocação” – refere.

 

De acordo com a governante “está tudo a postos para o arranque do ano lectivo, com os recursos humanos necessários”. Admite, contudo, que ainda possa ser necessário reforçar o quadro de pessoal das escolas “devido a casos pontuais”, como licenças de maternidade ou doença.

 

A secretária regional da Educação aproveitou as suas declarações à Lusa para destacar o investimento que o Governo está a efectuar no parque escolar do arquipélago. Dos 33 milhões de euros destinados no orçamento deste ano para esta área “mais de 70 por cento já foram executados”.

 

A titular da pasta da Educação revelou que há duas escolas, em Velas de São Jorge e Água de Pau, em São Miguel, que se encontram em fase de adjudicação. Outras encontram-se com obras em curso, como as de Vila Franca do Campo e Ponta Garça, em São Miguel, ou a Ferreira Drummond, na Terceira. “Temos também contratos com as autarquias para melhoramentos em escolas do 1.º ciclo”, acentuou a secretária regional. Para a governante a renovação do parque escolar é um projecto contínuo e permanente nos Açores.

 

Milhares de jovens e crianças, muitas das quais pela primeira vez, dizem hoje adeus às férias de Verão e começam uma nova etapa nas suas vidas. Entretanto, os sindicatos ligados à educação deverão assumir hoje ou amanhã uma posição oficial sobre o ano lectivo 2009/2010.

 

O ano lectivo anterior ficou marcado nos Açores, tal como aconteceu no continente, por conflitos entre o Governo e os sindicatos representativos do sector. Em causa, entre outras matérias, esteve o sistema de avaliação de professores.

 

 

 

Lusa/AO

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here