Merkel diz que foram tomadas “decisões importantes”

A chanceler alemã diz que os líderes europeus tomaram “decisões importantes” para garantir a estabilidade do euro.

“Começando pela união orçamental, demos passos positivos em particular no que diz respeito aos limites dos défices de todos os estados-membros”, afirmou hoje Angela Merkel, acrescentando que serão incluídas no novo tratado sanções automáticas para os países incumpridores dos limites.

“Estamos muito satisfeitos pelo facto de não apenas os países do euro, mas toda uma série de outros países tenha concordado com esta forte disciplina: os países bálticos, a Polónia, muito importante, a Dinamarca, por exemplo, a Bulgária e a Roménia, dois outros países estão a ponderar”, referiu Merkel, citada pela agência Bloomberg.

No início do segundo dia do conselho europeu, em Bruxelas, a chanceler alemã não escondeu a satisfação dos progressos alcançados esta noite. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. Ontem não houve um acordo fraco para o euro”, sustentou.

Os líderes europeus selaram esta madrugada a união orçamental num acordo intergovernamental a 23 países, que consiste na criação de uma nova regra orçamental que será corpo de um acordo entre os 17 países do euro, mais seis estados aspirantes, a firmar até Março de 2012.

A Hungria e o Reino Unido avisaram que ficariam de fora e a República Checa e a Suécia vão pedir autorização aos seus parlamentos para embarcar no acordo.

 

 

in Sapo/económico

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here