O argentino Lionel Messi vai receber a Bola de Ouro de 2009, prémio para o melhor futebolista do ano, atribuído pela revista France Football, revelou ontem o jornal espanhol El País, na sua edição na Internet. O troféu será entregue no dia 6 de Dezembro.
Lionel Messi, jogador do FC Barcelona, sucede ao português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que este ano irá receber a Bola de Prata, o prémio para o segundo classificado.
No terceiro lugar, segundo o El País, ficou o espanhol Xavi, também jogador do Barcelona, que vai receber a Bola de Bronze.
O diário espanhol afirma que os êxitos colectivos do Barcelona – Liga dos Campeões, Liga espanhola, Taça do Rei, Supertaça de Espanha e Supertaça da Europa -, justificam a atribuição do troféu a Messi.
O internacional argentino ambiciona agora conquistar mais um troféu na posse de Cristiano Ronaldo, o de melhor jogador da FIFA (Federação Internacional de Futebol).
A principal surpresa dos prémios deste ano da France Football é o terceiro lugar de Xavi, outro jogador fundamental nos triunfos da equipa do Barça. O brasileiro Kaká não estará este ano nos três primeiros lugares dos melhores do mundo, como acontecera nas duas edições anteriores.