A capital dos Estados Unidos vai receber cerca de quatro milhões de pessoas que, entre desfiles e dez bailes de gala, vão celebrar a tomada de posse de Obama.
O serviço secreto americano, responsável pela protecção do presidente dos EUA, comanda a operação de vigilância e protecção que vai contar, esta terça-feira, com o apoio de policias, e de mais de 12 mil soldados. Também o comando militar americano tem preparadas patrulhas aéreas com aviões F-16, F-15 e F22.
No entanto, segundo o general Gene Renuart, o chefe do comando americano, os EUA não acreditam que “haja uma ameaça iminente”.
Mesmo assim, a fonte ressaltou que, “em locais com dois milhões de pessoas reunidas, temos de estar preparados para todo tipo de acontecimento”.
As celebrações em torno da posse do 44º presidente dos EUA, que muitos classificam como histórica, produziram um “boom” de artigos comemorativos, que vão de bonés a bandeirolas, calendários, t-shirts, entre outras coisas.
Cerca de 40 quadras vão estar sob estrita vigilância da Polícia Metropolitana, da Polícia de Parques, do FBI e de milhares de policias de outros estados, todos sob a coordenação do serviço secreto dos EUA.
Os responsáveis pela área de saúde mobilizaram milhares de médicos e pessoal de enfermaria.
As autoridades recomendaram às pessoas que querem participar da festa que assistam às cerimónias com abrigos para o frio, sapatos resistentes, e que levem chá ou bebidas quentes.
in TVNET