O Ministério da Educação e Ciência autorizou uma transferência de fundos para a Universidade dos Açores para que a academia possa fazer face aos problemas financeiros com que é confrontada na abertura do ano letivo.
“A Universidade dos Açores está a elaborar um plano de recuperação financeira e dessa intenção foi dada conta ao senhor secretário de Estado. Foi também autorizada uma transferência antecipada de fundos para resolver questões de tesouraria na abertura deste ano letivo”, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do gabinete do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
De acordo com a mesma fonte, o “plano de convergência” a celebrar entre ambas as partes, os “seus termos” e o “‘timing’ de aplicação” do mesmo “estão a ser estudados”.
Tal como revelou à agência Lusa o reitor da Universidade dos Açores, Jorge Medeiros, a academia está em negociações com o Governo da República para encontrar uma solução que permita fazer face às dificuldades financeiras.
“Andamos precisamente em negociações quer com o Ministério da Educação e Ciência, quer com o próprio Governo dos Açores, no sentido de tentar viabilizar o funcionamento da Universidade dos Açores”, declarou hoje à agência Lusa o reitor da academia açoriana.
Jorge Medeiros afirmou que a Universidade dos Açores tem dificuldades financeiras que “andam à volta de 1,5 milhões de euros”.
Lusa