Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts levou à risca a expressão “ano novo, vida nova” e apresentou esta terça-feira, em dia de aniversário da Associação, a Temporada 5, onde para além da consolidação dos já conhecidos festivais, apresentou cinco novos projetos.
Perante uma audiência composta de artistas, políticos e jornalistas da terra e estrangeiro a satisfação de Terry Costa era evidente. “Chegar aos cinco anos com uma programação vasta como a que a MiratecArts apresenta é uma mais valia para os residentes e um chamamento de participação para artistas profissionais dos quatro cantos do mundo,” manifestou.
“Foram 3850 propostas artísticas que chegaram de 107 países nos últimos doze meses. Estaria muito contente se conseguíssemos apoiar o desenvolvimento e apresentação de dez por cento destas propostas, mas ainda estamos longe de chegar lá”, afirmou o diretor da MiratecArts.
Os novos projetos incluem ZAPE: O Dia do Burro na ilha Graciosa e a Festa do Vime em Santa Maria. As ilhas do Pico, Faial e São Jorge ganham mais uma iniciativa com Apresenta Triângulo. O Roteiro de Escritores em Ponta Delgada já está a ser desenvolvido enquanto a Galeria Costa na Freguesia da Candelária do Pico vai ver a inauguração do Jardim Saudade que promete trazer nova arte incluindo música e dança à natureza em espaços ao ar-livre e a primeira residência artística internacional no Pico acolhe 20 artistas para o Once Upon Water. O Pico ganhará ainda mais um local cultural com Paim Bookhouse Gallery em Santa Luzia, projeto abraçado pela MiratecArts e que tem inauguração agendada durante o Fringe.
O Encontro Pedras Negras para escritores terá a sua terceira edição no último fim-de-semana de Maio no Pico e o Encontro & Expedição de Fotografia acontece este ano na ilha das Flores, o Roteiro de Sorrisos de Pedra de Helena Amaral na ilha do Pico e o Roteiro de Arte Pública na Madalena continuam a ser alimentados com mais arte, +Arte Corvo e programação no Atelier Kaasfabriek em São Jorge continuam este ano no Azores Fringe Festival que acontece nas nove ilhas do arquipélago em junho, e o Festival Cordas volta à Madalena em setembro e AnimaPIX em Dezembro de 2017.
A Galeria Costa na Freguesia da Candelária do Pico inaugura o Jardim Saudade que promete trazer nova arte incluindo música e dança à natureza em espaços ao ar-livre. A primeira residência artística internacional no Pico acolhe 20 artistas para o Once Upon Water. E ainda, a ilha do Pico ganha mais um local cultural com Paim Bookhouse Gallery em Santa Luzia, onde MiratecArts abraça o projeto com inauguração durante o Fringe.
Com o Montanha Pico Festival a decorrer, o início de ano da Associação MiratecArts é o prenúncio daquilo que projetou para 2017, com uma agenda internacional eclética fazendo jus aos objetivos da sua criação: realçar o indivíduo, a equipa e a produtividade organizacional no mundo de artes e cultura, produzindo, promovendo e apresentando artistas, mostras e eventos abrangendo as várias disciplinas artísticas, nos Açores, dos Açores e do Mundo.