Mobilização das entidades locais é fundamental no combate à pobreza e exclusão social, afirma Andreia Cardoso

solidariedadeA Secretária Regional da Solidariedade Social salientou, na Maia, em S. Miguel, a importância do envolvimento dos agentes locais na implementação e operacionalização da futura Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

“Este diagnóstico, que tem de ser feito em cada um dos territórios, apreciando as fragilidades, mas também percebendo as potencialidades, é essencial para criarmos as bases teóricas e práticas sólidas e incrementar abordagens que apresentem resultados promissores”, afirmou Andreia Cardoso, que falava terça-feira na assinatura de um protocolo com cerca de duas dezenas de instituições de diversas áreas de intervenção que formaliza a constituição de uma parceria estratégica para o desenvolvimento e coesão social, materializada na constituição do Centro Local de Animação e Intervenção Social Territorial da Zona Oriental do Concelho da Ribeira Grande.

O protocolo integra 20 parceiros, entre entidades públicas e privadas, que desenvolvem a sua atividade nas freguesias de Maia, São Brás, Lomba da Maia, Fenais da Ajuda, Porto Formoso e Lomba de São Pedro.

Na sua intervenção, Andreia Cardoso garantiu que “qualquer que seja a estrutura da estratégia de combate à pobreza e à exclusão social serão as entidades que se incluem em todos os polos que atuarão na linha da frente e, logo, como a primeira linha de defesa dos interesses das suas comunidades”.

Esta parceria agora firmada decorre da atividade desenvolvida pela Rede Regional de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social e tem como finalidade concretizar uma abordagem territorial, integrada e sistémica, sob o enfoque do desenvolvimento local de base comunitária.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here