Os dados foram hoje revelados pelo secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, acrescentando que o executivo apoiou este investimento com 19,2 milhões de euros, através do Sistema de Incentivos à Redução do Impacto Ambiental e Renovação das Frotas no Transporte Coletivo Regular de Passageiros (SIRIART).
“Foi um grande esforço de investimento, que é também uma garantia de mais qualidade no transporte coletivo de passageiros”, afirmou José Contente, salientando que as novas viaturas também permitem “menos poluição atmosférica e maior poupança de combustível”.
José Contente falava na cerimónia de assinatura de mais três contratos de concessão de incentivos financeiros ao abrigo do SIRIART, tendo em vista a aquisição de quatro novos autocarros pela Auto Viação Micaelense e três pela Varela e Companhia, duas empresas de S. Miguel.
Foi ainda assinado um contrato com a Empresa de Viação Terceirense para apoiar a aquisição de paragens com painéis informativos, equipamento de informação, quiosques multimédia e sistema de videovigilância.
José Contente recordou que o transporte coletivo de passageiros foi definido como uma das “prioridades” do executivo regional, frisando que se trata de uma “aposta ganha”, com “novos horários, novos tarifários e novas rotas”.
No ano passado, os sistemas de transportes coletivos de passageiros existentes em oito das nove ilhas dos Açores -apenas o Corvo não possui – transportaram cerca de oito milhões de passageiros.
Na intervenção que proferiu nesta cerimónia, o secretário regional revelou que está em curso uma “experiência piloto” que se traduz numa carreira direta de autocarro entre Vila Franca do Campo e Ponta Delgada, na costa sul de S. Miguel.
Esta carreira transporta de manhã os passageiros que vivem em Vila Franca do Campo e trabalham em Ponta Delgada, realizando ao final do dia o percurso inverso.
Lusa