Momento atual “põe à prova” capacidade de resistir “à tentação de baixar os braços”

O presidente do Governo dos Açores afirmou esta segunda-feira que o momento atual põe à prova a capacidade de resistir “à tentação” de “baixar os braços”, defendendo os investimentos “no reforço da competitividade” como resposta à crise.
 

Vasco Cordeiro falava na Graciosa, ilha que o Governo dos Açores visita até quarta-feira, na cerimónia de lançamento das obras de uma infraestrutura de abastecimento de água (Furo das Fontes, construção de reservatório e ligação à rede existente no Perímetro de Ordenamento Agrário de Santa Cruz/Guadalupe), que servirá 140 explorações agrícolas, representando um investimento de cerca de 277 mil euros, cofinanciando em 85% por fundos europeus.

O presidente do Executivo açoriano considerou este tipo de investimentos “importantes” para a região, dizendo que estão “integrados na estratégia” do Governo que lidera “de reforço da economia”.

“Reforçando as condições para que a nossa economia possa ganhar mais competitividade, possa ganhar outro tipo de desenvolvimento, é que teremos também acrescidas condições para ultrapassar esta fase que vivemos”, afirmou.

Esta “aposta muito clara no que tem a ver com o reforço da competitividade” da economia e “das condições para a empregabilidade” através do apoio às empresas e “a uma melhoria das qualificações”, concretiza, juntamente com as “preocupações sociais”, a “via açoriana” para lidar com a conjuntura atual, afirmou, depois de ter referido os complementos dados nos Açores a abonos, subsídios e pensões.

Para Vasco Cordeiro, neste contexto, o “reforço das condições” de setores “tradicionais” da economia regional, como a agricultura, a produção de leite ou as pescas, poderá “efetivamente contribuir” para ultrapassar “esta fase”.

“Estes momentos que estamos a ultrapassar são momentos, claramente, que põem à prova a nossa capacidade, de todos, de acreditarmos, que põem à prova a nossa capacidade de resistirmos à tentação do desânimo e de baixar os braços”, considerou, acrescentando que “num momento em que se apela a que cada um dê o melhor de si para conseguir ultrapassar esta conjuntura”, o Governo Regional faz investimentos como o que hoje foi inaugurado para sublinhar “que valem a pena”.

Dizendo que não tem “a solução para todos os desafios” da Região, até porque há limitações a nível de “poderes” e de “recursos”, Vasco Cordeiro deixou um compromisso.

“Há algo que temos a capacidade [de fazer], que é a de congregar os esforços de todos aqueles que quiserem ajudar os Açores a ultrapassarem este momento, daqueles que quiserem ajudar os Açores a marcarem a diferença neste momento”, afirmou.

“Para este combate, para este desafio, podem efetivamente contar com o Governo dos Açores. É para isso que cá estamos e cá estaremos, dando o melhor daquilo que nos é permitido pelos nossos poderes, pelas nossas competências, pelos nossos recursos para ultrapassarmos esta fase que todos nos vivemos”, disse.

O Governo dos Açores iniciou hoje uma visita à Graciosa, cumprindo o Estatuto Político Administrativo da região, que obriga o Executivo a visitar cada ilha do arquipélago, pelo menos, uma vez por ano.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here