O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, reuniu esta terça-feira, com os representantes dos novos proprietários do Hotel Monte Palace, apresentando a intenção de investimento naquele espaço, assumindo que não será um hotel convencional e que, mais do que um hotel, será um polo dinamizador do conhecimento científico, aproveitando o que já existe nas Sete Cidades, adiantando que a componente científica será realizada em parceria com a National Geographic, com a qual o grupo de investidores desenvolve contactos.
Esta é uma posição concertada com o presidente da autarquia, que há algum tempo defende que a freguesia, “paralelamente ao reconhecimento turístico e ambiental, deve afirmar-se como centro de investigação científica de excelência”.
No encontro Bolieiro manifestou disponibilidade da autarquia no sentido de acelerar o processo do pedido de informação prévia, solicitado pelo grupo investidor.
Recorde-se que o “Monte Palace” – o primeiro hotel de cinco estrelas dos Açores, foi vendido pela holding Oitante, que ficou com os ativos do Banif não transmitidos ao Santander Totta durante a aplicação de uma medida de Resolução, a empresários asiáticos.
A propriedade do “Monte Palace” é constituída pelo hotel e por três prédios rústicos, “constituídos por mata quase na sua totalidade”, dentro de uma área de implantação de 2.396 metros quadrados e de construção que supera os 13 mil metros quadrados. O edifico está em elevado estado de degradação, e foi para o mercado por 1,5 milhões de euros.
Açores 24Horas / NI