Os vencedores de cada uma das áreas a concurso no 5.º LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores dos Açores vão apresentar os seus trabalhos no Edinburgh Festival Fringe, que decorre de 26 de agosto a 1 de setembro, na Escócia.
Os trabalhos criativos dos jovens Açorianos, que estarão patentes ao público na Galeria Whitespace, em Edimburgo, abrangem as áreas de Arquitetura, Artes Plásticas, Design de Cerâmica, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração e Banda Desenhada, Literatura, Música e Vídeo.
João Rebelo Costa (Arquitetura), Sofia Botelho (Artes Plásticas), Inês Ribeiro (Design de Cerâmica), André Pimentel (Design Gráfico), Sara Azad (Fotografia), Luís Brum (Ilustração e Banda Desenhada), Carla Veríssimo e Juan Cascales (Literatura), Rubeshe Santos (Música) e Sara Azad (Vídeo) são os autores dos trabalhos expostos.
Anualmente, durante o Edinburgh Festival Fringe, considerado o maior festival de artes do mundo, milhares de artistas apresentam os seus projetos criativos nas áreas do Teatro, Dança, Musicais, Exposições e Eventos.
A promoção da internacionalização dos jovens criadores é um dos objetivos dos promotores, sendo, por isso, a sua participação no Edinburgh Festival Fringe uma oportunidade para a valorização dos seus projetos e das suas competências artísticas.
A Mostra Labjovem, depois de Edimburgo, será apresentada em Lisboa, onde estará patente de 1 a 30 de outubro, na LX Factory.
O percurso da Mostra termina na ilha Terceira, onde poderá ser visitada durante o mês de novembro.
O concurso LABJOVEM – Jovens Criadores dos Açores é um projeto do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, organizado pela Associação Cultural Burra de Milho, que visa incentivar e promover jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova geração de artistas Açorianos.