A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, e em articulação com o Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, identificou e deteve uma mulher, por sobre ela recaírem fortes indícios da prática do crime de tráfico de estupefacientes, na sua forma agravada.
A detenção ocorreu na ocasião em que a suspeita tentava introduzir canábis naquele estabelecimento prisional, dissimulado no vestuário.
A detida, de 47 anos e sem ocupação laboral, vai ser presente às autoridades judiciárias competentes, para efeitos de primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas coativas tidas por adequadas.
Esta não é uma ação isolada. No Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada tem ocorrido algumas detenções por esta prática de crime. Ainda em novembro de 2018 foram detidos dois homens, por sobre eles recaírem fortes indícios da prática do crime de tráfico de estupefacientes, na sua forma agravada, que integravam o efetivo de trabalhadores da construção civil que efetuavam obras de beneficiação no interior do perímetro do Estabelecimento Prisional, espaço onde vieram a ser detetados na posse de produtos estupefacientes, dissimulado em pertences pessoais.
Ainda em outubro do mesmo ano, uma mulher de 22 anos tentou introduzir neste Estabelecimento Prisional metanfetaminas, benzodiazepinas e canábis, também dissimuladas no vestuário.