A mulher mais velha do mundo, a norte-americana Gertrude Baines, morreu esta sexta-feira em Los Angeles (Califórnia, oeste), com 115 anos, anunciou o hospital Western Convalescent.
Gertrude Baines “morreu esta manhã às 07:25 (15:25 em Lisboa)”, declarou Emma Camanag, administradora do hospital Western Convalescent, à agência noticiosa francesa AFP.
Segundo o médico Charles Witt, Baines deve ter tido um ataque de coração, mas só a autópsia confirmará a causa da morte.
A decana da humanidade, afro-americana, nasceu a 06 de Abril de 1894 em Shellman, na Geórgia (sudeste). Os seus avós eram escravos e ela era a única sobrevivente da família. O seu único filho morreu jovem.
Gertrude Baines tornou-se a mulher mais velha do mundo em Janeiro de 2009, depois da morte da portuguesa Maria de Jesus, com 115 anos.
A pessoa mais velha do mundo é agora Kama Chinen, uma mulher de 114 anos, que vive no Japão, segundo o Grupo de Investigação de Gerontologia, do Centro Médico de Los Angeles da Universidade da Califónia.
Lusa