Mulheres fazem mais trabalho não remunerado

42-16569213As mulheres fazem mais trabalho não remunerado do que os homens, revela um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), divulgado em Paris.O “Panorama de Indicadores Sociais 2011”, divulgado pela OCDE, assinala que “em todos os países (membros), as mulheres fazem mais trabalho não remunerado do que os homens”, embora a diferença entre géneros varie bastante de país para país.
A diferença é em média de 2,5 horas de trabalho não remunerado por dia, mas em países como a Índia, México e Turquia, as mulheres fazem entre 4,3 e cinco horas de trabalho não remunerado por dia do que os homens.
Portugal, como a Turquia, México, Itália e Espanha, está entre os países onde é mais elevado o tempo médio diário de trabalho não remunerado dos homens (cerca de 2 horas).
Com diferenças entre países, o peso do trabalho não remunerado entre as mulheres é “equilibrado”, segundo o relatório, por uma presença menor no mercado de trabalho.
“A maior parte do trabalho não remunerado diz respeito a tarefas domésticas rotineiras, como cozinhar, limpar, jardinar e cuidar da casa”, sublinha o relatório da OCDE.
No conjunto dos países da OCDE, “as pessoas passam em média duas horas e oito minutos por dia em trabalho doméstico”.
Quanto à divisão do trabalho doméstico por géneros, “as mulheres dedicam a maior parte do seu tempo a cuidar directamente dos filhos, enquanto os homens dedicam a maior parte do seu tempo a ensinar, a ler e a brincar com as crianças”.
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here