Começou hoje e termina na próxima quinta-feira, a fase da votação no Orçamento Participativo Escolar de Ponta Delgada e que irá decorrer nos vários estabelecimentos de ensino públicos do Concelho, que lecionam o 3º ciclo, envolvendo milhares de alunos neste projeto, que fomenta o espírito cívico e o sentido democrático nos mais novos.
Os projetos, a escolher nos estabelecimentos de ensino EBI de Arrifes, EBI de Capelas, EBI de Ginetes, Escola Secundária Antero de Quental, Escola Secundária Domingos Rebelo e Escola Secundária das Laranjeiras, foram apresentados, nessas mesmas escolas, por alunos de turmas do 7º ano, em encontros de participação orientados por moderadores do Município de Ponta Delgada, no início do presente ano letivo, sendo que para votar basta apresentar o cartão de estudante e/ou cartão de identificação, no espaço e dia destinado para o efeito. Hoje foi nas EBI de Capelas e Ginetes, na terça-feira estará na Escola Secundária Domingos Rebelo, quarta-feira visitará a Escola Secundária das Laranjeiras e a Escola Secundária Antero de Quental e o último dia de votação pública, quinta-feira, será passado na EBI de Arrifes.
O Orçamento Participativo Escolar de Ponta Delgada destina 1.500 euros a cada um dos projetos vencedores de cada um dos estabelecimentos de ensino envolvidos nesta que é a primeira experiência da cidadania participativa ao nível das escolas do município.
Segundo os mentores da iniciativa, o objetivo principal destes projetos é servir os interesses de cada estabelecimento de ensino e da comunidade escolar.