Depois de o Governo decidir não dar tolerância de ponto aos funcionários públicos no Natal e no Ano Novo, somam-se os municípios, entre eles Lisboa, que vão dispensar os trabalhadores por uma ou duas tardes ou por um dia.
A Lusa contactou algumas dezenas de câmaras e, entre elas, há também um caso, nos Açores, de uma repartição das dispensas por dois dias, pelo que a câmara não encerra.
Em Lisboa, a vereadora das Finanças, Maria João Mendes (PS), disse à Lusa que será dada tolerância de ponto nas tardes das duas próximas sextas-feiras (dias 23 e 30). No mesmo distrito, Odivelas (PS) vai conceder a tarde de sexta-feira (23) e toda a segunda-feira (26), enquanto os trabalhadores das câmaras de Vila Franca de Xira (PS) e Azambuja (PS) vão usufruir da tarde da “véspera da véspera” de Natal.
O cenário repete-se em Constância (CDU), no distrito de Santarém, que oferecerá um almoço aos funcionários, tal como a Câmara de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, que justifica a tolerância com este momento de convívio que permite «unir e motivar os trabalhadores [280] para a causa pública».
«Não fazia sentido que viessem trabalhar apenas uma hora [almoço com duração prevista até às 15:00], havia um prejuízo para a câmara, pois o custo para reactivar a actividade – desde os aquecimentos aos computadores – seria superior ao resultado obtido em termos de trabalho», justificou hoje à Agência Lusa o autarca, eleito pelo PS.
No seu entender, «não foram os funcionários públicos que contribuíram para o descalabro do país, nem a Câmara de Oliveira do Hospital”, que “tem estabilidade financeira».
A autarquia segue o exemplo da Câmara de Viana do Castelo (PS), que já anunciou a dispensa dos seus 800 funcionários à tarde devido à tradicional festa de Natal.
Já no Alentejo, pelo menos os municípios de Portalegre (PSD), Beja (PS) e Marvão (PSD) vão conceder tolerância, mas durante todo o dia de sexta-feira.
Na região Oeste, a Câmara de Torres Vedras (PS) vai dar tolerância de ponto aos seus funcionários na sexta e na segunda-feira. Arruda (PSD) optou por fechar na sexta-feira, enquanto Lourinhã (PS) e Peniche (CDU) encerram na segunda-feira.
Nos Açores, onde o Governo Regional (PS) decidiu dar tolerância de ponto aos funcionários públicos na tarde do dia 23, Praia da Vitória (PS), na Terceira, deverá optar, segundo fonte da autarquia, por dar dispensa nesta sexta-feira, mas Angra do Heroísmo (PS) decidiu repartir a tolerância: «Na sexta-feira tiram 50% dos funcionários e na segunda-feira os outros», explicou fonte municipal.
As câmaras de Ponta Delgada (PSD) e Ribeira Grande (PS), em São Miguel, vão dar tolerância no dia 26, enquanto a Horta (PS), no Faial, concederá a tarde desta sexta-feira.
A Câmara de Mafra (PSD) nunca dá tolerância de ponto, mas os Paços do Concelho estão fechados na sexta-feira, dia coincidente com a folga semanal dos seus funcionários, que preenchem o horário semanal nos restantes quatro dias da semana.
Lusa