O Museu da Horta inaugurou segunda-feira uma exposição temporária evocativa do 1.º centenário do Fayal Sport Club, o decano dos clubes de futebol dos Açores fundado a 2 de Fevereiro de 1909.
Intitulada “Fayal Sport Club – 100 anos”, a exposição, a cuja inauguração presidiu o secretário regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, ficará patente ao público até dia 28 de Fevereiro, na Sala Polivalente da Biblioteca Pública e Arquivo João José da Graça.
“A Fundação”, “Património”, “Actividades Culturais e Recreativas”, “Prática Desportiva / Modalidade”, “Futebol”, “Atletismo e Outras Modalidades”, “Publicações” e “Hino” são os temas dos painéis expositivos, numa mostra que inclui ainda alguns troféus e objectos históricos, como a primeira bandeira do clube.
Na ocasião, teve também lugar a cerimónia de lançamento do carimbo comemorativo do Centenário do Fayal Sport Club, pelo Clube de Filatelia “O Ilhéu”, da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
Instituição de Utilidade Pública (1926), Oficial da Ordem de Instrução Pública (1959), Membro Honorário da Ordem de Benemerência (1984) e Medalha de Mérito Desportivo (1985) são algumas das distinções entretanto atribuídas ao Fayal Sport Club, cuja fundação o coloca como um dos mais antigos clubes de futebol existentes em Portugal.