O Museu de Angra do Heroísmo, inaugura sábado, 15 de fevereiro, pelas 15h00, a décima sétima edição da mostra “Museu Adentro”.
Esta mostra apresenta o primeiro carro funerário da ilha Terceira, um Willys Overland Whippet, modelo americano, fabricado entre 1926 e 1930, que sofreu adaptações para este fim e que passa a estar depositado a partir de agora no Museu.
A viatura veio para a ilha Terceira através do destacamento inglês estacionado nas Lajes durante a II Guerra Mundial, a fim de ser usada pela centenária agência funerária Azevedo, que se ocupava, na altura, dos funerais da comunidade militar britânica, passando a integrar o património da empresa depois da partida dos ingleses.
A inauguração inclui uma conferência sobre “Monitorização dos Rituais Funerários: A Morte sobre Rodas”, por Carla Devesa, do Museu de Angra do Heroísmo.
O “Museu Adentro” é um projeto do Museu de Angra do Heroísmo que visa divulgar e potenciar as coleções e áreas temáticas representadas no seu acervo através da exposição temporária de peças facultadas por entidades externas consideradas relevantes, no âmbito da história, da arte, da religião e também da ciência e da técnica.
A cada uma das mostras é associada uma comunicação de um especialista ou técnico, de forma a explicitar o valor patrimonial, museológico ou afetivo das obras ou artefactos expostos.
Paralelamente, é editado um boletim em formato digital, que, mediante a colaboração de um fotógrafo convidado, complementa o descritivo ou comentário das peças com uma fotografia de natureza artística, de forma a valorizá-las esteticamente.