A Câmara Municipal da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, através do Museu de Emigração Açoriana, acaba de disponibilizar um arquivo on-line, com fichas de emigrantes açorianos, que remontam à década de 50 do século XX .
Trata-se do primeiro arquivo on-line no Mundo, que disponibiliza documentação sobre a emigração, numa base de dados, criada exclusivamente para esse efeito.
No arquivo on-line estão, actualmente, disponíveis 1 500 fichas de emigrantes açorianos existentes no Arquivo Municipal da Ribeira Grande.
Por enquanto, essas fichas são relativas a emigrantes oriundos do concelho da Ribeira Grande e requeridas entre os anos de 1950 e 1958, estando prevista, para breve, a disponibilização de novas fichas, a partir de 1958, também constantes do Arquivo Municipal.
As fichas têm tido uma grande procura pelos próprios emigrantes e familiares, já que é o único documento que contem a fotografia da altura em que emigraram.
O grande objectivo deste projecto é que outros arquivos municipais cedam as suas fichas, de forma a criar-se uma base de dados açoriana e não local.
Este serviço vem ao encontro de um trabalho que o Museu da Emigração tem vindo a realizar na disponibilização de documentação sobre a emigração açoriana e, presentemente, decorre um levantamento de centenas de documentos, entre eles, os requerimentos de emigrantes do século XIX, para posterior consulta on-line.
Em breve, estará também disponível a bibliografia existente sobre a história da emigração.
Para aceder à pesquisa das fichas de emigrante, basta ir ao site do Museu da Emigração Açoriana – www.cm-ribeiragrande.pt/mea – e clicar no campo ” Pesquisa ” e escolher ” Fichas de Emigração ” e completar os campos de pesquisa.
A base de dados, da autoria de Rui Amaral, possibilita que, se o documento pretendido não for encontrado, o utilizador pode enviar um e-maial ao Museu da Emigração a solicitar o documento.