O Museu do Pico, apresenta ao público na segunda-feira, dia 29 de julho, pelas 21h30, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição intitulada Coroas do Espírito Santo da Ilha do Pico.
Esta exposição procura estabelecer uma relação entre o sagrado e o profano, realçando as dimensões simbólica, cultural e patrimonial do culto do Espírito Santo nos Açores.
Numa parceria entre a Ouvidoria do Pico e o Museu do Pico, e com a colaboração de todas as Irmandades, foi possível reunir, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu dos Baleeiros, um conjunto de Coroas que mostra, em todo o seu esplendor, o elevado valor religioso, sentimental e artístico das mesmas.
Não sendo possível expor todas as Coroas veneradas nos impérios da Ilha, optou-se por expor uma Coroa por cada Paróquia. Procurou-se também, de acordo com o critério estabelecido pela Ouvidoria do Pico, que cada Paróquia estivesse representada pela Coroa mais antiga.
Inserindo-se no contexto das comemorações dos 300 anos das grandes erupções vulcânicas de 1718-1720, ocorridas na ilha, esta exposição ficará patente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, até 29 de setembro, podendo ser visitada no horário normal de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30).
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço: www.culturacores.azores.gov.pt.