Na rota de Genuino Madruga I

A partir de hoje, teremos mensalmente um apontamento sobre a viagem solitária de Genuino Madruga.

Para tal contamos com a colaboração do seu  Grupo de Apoio, na pessoa do sr. Luis Filipe Machado (Comunicação Social), que nos porá na rota de Genuino Madruga.

 

Do Cabo Horn ao Cabo da Boa Esperança

No passado dia 24 de Janeiro comemorou-se um ano da passagem do Cabo Horn. Nestas condições, dobragem do cabo Horn à vela e em solitário de Leste para Oeste, Genuíno Madruga foi o décimo velejador a fazê-lo, depois de: Marcel Bardiau (França, 1950/1958); Edward Allcard (UR.U., 1957/1973); Chay Blythe (R.U., 1970/1971); Ambrogio Foger (Itália, 1973/1974); Kenichi Horie (Japão, 1973/1974); Alan Edddy (E.U.A.); Edwin Arnold (E.U.A., 2001/2002); Uwe Rottgering (Alemanha, 2001/2004) e Donna Lange (E.U.A., 2005/2007).

 

 

Plano de viagem

 O velejador faialense que está a dar a volta ao mundo chegou à África do Sul, depois de ter cruzado os mares perigosos do Oceano Índico. Depois de dobrar o mítico Cabo das Tormentas, agora conhecido por Cabo da Boa Esperança, Genuíno irá aportar à Cidade do Cabo.

À semelhança do encontro programado com Genuíno Madruga na extremidade austral da América do Sul, em Usuhaia, o “Mar-à-Vista” pretende encontrar-se agora com o navegador na cidade do Cabo, depois da passagem do Cabo das Tormentas. Pretende-se partilhar com o  público as impressões de viagem do maior velejador açoriano da actualidade. Assim entre 6 e 13 de Fevereiro, José Serra da RTP-Açores esteve, com Genuíno, em Cape Town. Este episódio, em princípio, irá para o ar, na altura da chegada de Genuíno Madruga.

Seguir-se-á, já no Atlântico Sul a ilha de Santa Helena e depois já no Brasil, com a viagem de circum-navegação cumprida, a ilha de Fernando Noronha e S. Luis. Mais tarde será a vez de Barbados nas Caraíbas e finalmente o rumo a casa, no dia 30 de Maio de 2009, pelas 15 horas, aproveitando os alísios.

 

Alunos aprendem com Genuíno

A Escola Secundária de Lagoa, em S. Miguel, está a desenvolver um Projecto denominado “A volta ao Mundo de Genuíno Madruga”, com várias turmas do 3º Ciclo e do Secundário. O grupo de professores que estão a organizar este projecto é constituído por: Luis Machado, Francisco Negalha, Marco Pereira, Cristina Santos e Milena Videira. Uma das actividades a desenvolver consistirá numa conferência, relativa ao tema do Projecto, a proferir pela esposa do navegador, D. Beatriz Pereira Madruga. Esta conferência realizar-se-á, no anfiteatro desta Escola, na manhã do dia 18 de Fevereiro do corrente ano, pelas 10H30 minutos e destina-se a alunos do secundário. De 17 a 19 de Fevereiro também estará patente, no átrio principal desta Escola, uma exposição, alusiva ao tema, com cartazes produzidos, pelos professores organizadores deste projecto, bem como pelas várias turmas aderentes a este Projecto. Mais tarde, em princípio em Outubro de 2009, o próprio aventureiro virá à escola para ser o conferencista da actividade a desenvolver na altura. Será ainda, durante este ano lectivo, produzido um jogo, tipo “jogo da Glória”.

 

Genuíno escuteiro

Genuíno Madruga entrou para os “escuteiros do chefe Jaime”, como ele próprio refere, em 1959, tinha então nove anos. Foi lobito e explorador no grupo em formação, que mais tarde veio a ser o Agrupamento 171 do Corpo Nacional de Escutas (CNE), na freguesia das Angústias – Horta, durante cerca de quatro anos, tendo feito a sua promessa de escuteiro. Na altura era seu chefe o conceituado dirigente Jaime Alexandre, com quem manteve sempre uma profunda relação de amizade.

Entretanto devido a, por um lado, ter começado a trabalhar muito cedo (continuando a estudar), e por outro, como ele próprio refere, “o chamamento do mar era muito forte e levou a melhor”, Genuíno deixou o activo.

Mas, como mais tarde se veio a comprovar, “uma vez escuteiro, para sempre escuteiro” e Genuíno manteve sempre uma opinião muito positiva deste movimento de formação da juventude.

            Genuíno Madruga realizou a sua primeira Volta ao Mundo entre Outubro de 2000 e Maio de 2002. Nesta altura estava a decorrer o primeiro cruzeiro, entre os Açores e Gibraltar, com a participação de Escuteiros Marítimos de Ponta Delgada (Agrupamento 1197 do CNE) a bordo do veleiro Stavros S. Niarchos pertencente à Tall Ships Youth Trust (na altura denominada, Sail Training Association).

            A partir daí e até à sua partida para a actual Volta ao Mundo, Genuíno Madruga tem sido um grande apoiante do Escutismo Açoriano, nomeadamente do marítimo.

            Decorrente de todo o relacionamento existente entre Genuíno e o CNE – Açores, entre 2002 e 2007, constituiu-se um Grupo de Apoio Escutista, integrado no Grupo de Apoio de Genuíno Madruga sob a coordenação do dirigente Marítimo Luis Filipe Machado, que havia sido convidado, pelo próprio Genuíno, para desempenhar esta função.

            É interessante notar a existência de uma “área escutista”, inserida dentro da homepage oficial de Genuíno Madruga. Também é de realçar que durante mais de um ano, estiveram presentes na homepage do Escutismo Mundial (www.scout.org), com o título: “Portuguese Sea Scout sailing around the world!”, da autoria de Vanessa Von der Muhll, vários textos e fotos relativos a este projecto. Por outro lado, e durante os vinte e um meses que esta Volta ao Mundo demorou a realizar, foram muitas as homepages de centenas de grupos escutistas espalhados pelos cinco continentes e pelas “sete partidas do Mundo” que apresentaram artigos e referências a este projecto.

 

 

Luis Filipe Machado
Grupo de Apoio/Genuíno Madruga
Comunicação Social

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here