De novo no Oceano Atlântico
Genuíno largou da cidade do Cabo, na África do Sul, no passado dia 20 de Fevereiro, depois de ter preparado o seu inseparável “Hemingway” para a travessia do Atlântico.
Se tudo correr como previsto, a sua primeira escala será na ilha de Santa Helena, no final de Fevereiro. Depois será a vez de S. Luis do Maranhão na costa Brasileira, lá para o início de Abril. Mais tarde Genuíno aportará na ilha de Fernando Noronha, no Brasil. Seguir-se-á os Barbado, nas Caraíbas, antes do regresso aos Açores, aproveitando os ventos alísios, onde está prevista a sua chegada, no final de Maio, mais exactamente a 30 de Maio, sábado do Espírito Santo, pelas 13 horas no porto das Lajes do Pico.
Conferências sobre Genuíno Madruga
A esposa do navegador, Beatriz Madruga, deslocou-se a S. Miguel, a convite da Escola Secundária de Lagoa, onde apresentou duas conferências; uma aos alunos desta escola e outra aos lobitos (escuteiros marítimos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos) na sede do Agrupamento 1197 do Corpo Nacional de Escutas.
O anfiteatro da Escola da lagoa encontrava-se repleto e os alunos mostraram muito interesse neste projecto. Entretanto e durante três dias esteve patente no átrio desta escola uma exposição com cartazes alusivos ao tema.
Programa televisivo sobre Genuíno
O conhecido jornalista José Serra, da RTP-Açores, encontra-se a preparar um novo programa sobre a viagem de circum-navegação de Genuíno, para a sua nova série “Mar à Vista”. Assim o jornalista deslocou-se à África do Sul, onde este durante uma semana com Genuíno Madruga, a fazer diversas filmagens com o aventureiro, quer em terra, quer no mar. Este programa, que se prevê ir “para o ar” na semana anterior à chegada do navegador aos Açores, também falará em algumas das escolas que realizaram, ou estão a realizar, projectos com os seus alunos, relativos a esta aventura. Abordará ainda, o relacionamento de Genuíno com o Escutismo durante esta Volta ao Mundo.
Luis Machado
Grupo de Apoio/Genuíno Madruga