O Vitória de Guimarães e, sobretudo, Nacional da Madeira estão entre as equipas que ganharam vantagem na primeira mão da terceira pré-eliminatória, hoje disputada, já com a presença de italianos, ingleses, espanhóis e alemães.
Na Madeira, o Nacional “demoliu” ainda na primeira parte a defesa dos suecos do Hacken, ganhando por 3-0, com golos de Luís Alberto (13) e Mateus (18 e 45).
O Vitória de Guimarães jogou fora, em Herning, Dinamarca, contra o Midtjylland, e o “nulo” (0-0) abre excelentes perspetivas para o jogo de resposta, no Minho.
Caso vimarenenses e nacionalistas sigam em frente, como parece provável, jogam a 18 e 25 o “playoff” de acesso à fase de grupos, juntando-se a Sporting e Sporting de Braga.
Nesta ronda já entraram em ação equipas dos principais campeonatos, mais exatamente as que ficaram menos bem classificadas na última época.
O Atlético de Madrid, do português Tiago (amarelo e substituição) e treinado por “Quique” Flores, ex-Benfica, viu-se em apuros para ganhar em casa ao Strømsgodset, da Noruega, por 2-1.
Em grande destaque esteve o ex-benfiquista Reyes, que apontou os dois golos da formação “colchonera”.
De volta às competições europeias após 37 anos de ausência, os ingleses do Stoke City ganharam por 1-0 ao Hajduk Split, da Croácia. Em “jornada dupla” anglo-croata, o mais experiente Fulham empatou 0-0 no campo do RNK Split.
Tudo em aberto também na eliminatória entre Thun e Palermo, com 2-2 no jogo da Suíça, um resultado que dá pequena vantagem aos italianos, que durante largos minutos estiveram a perder e só chegaram ao empate com um golo de Fabrizio Miccoli.
Em Oslo, contra o Valerenga, os gregos do PAOK Salonica ganharam por 2-0, com um golo do português Vieirinha.
O resultado mais desnivelado do dia foi os 5-0 da receção do Sparta Praga ao Sarajevo. O melhor resultado fora, os 5-2 do Rennes (França) na Georgia, ao Olimpia Rustavi.
A segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa disputa-se já na próxima semana.