Natércia Gaspar enaltece o papel das misericórdias

A Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, Natércia Gaspar, enalteceu ontem, em São Jorge, a acção que as Misericórdias dos Açores têm desenvolvido no sentido de combater as desigualdades sociais e na promoção de várias acções de protecção social e de apoio às famílias e indivíduos.
Falando durante o encerramento do XI Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira, ao qual presidiu em representação da Secretária do Trabalho e da Solidariedade Social, Natércia Gaspar reiterou, ainda, o “importante papel das Misericórdias na sociedade portuguesa ao longo dos séculos, cuja acção abrangente e multifacetada absorve hoje um espectro variado de práticas de apoio aos mais carenciados”.

Na ocasião, a Directora Regional reconheceu, também, o “papel extraordinário” das 23 Misericórdias existentes nos Açores, que contabilizando com as Instituições Particulares de Solidariedade Social representam um total de 236 entidades, têm sido um parceiro incondicional do Governo Regional, na resposta às necessidades das populações, no âmbito do apoio domiciliário, da ocupação de tempos livres, dos centros de dia, dos Lares, dos Centros de Actividades Ocupacionais e das creches”.

Segundo realçou, desta “estreita cooperação”, existem actualmente 309 equipamentos sociais, sendo que desde 1996 foram investidos um total de 303 milhões de euros, encontrando-se em vigor 686 acordos de cooperação, correspondendo a um esforço financeiro anual, por parte do Governo dos Açores, num montante de 60 milhões de euros.
Natércia Gaspar aproveitou, também, o evento para chamar à atenção da “necessidade urgente” de se encontrar “soluções criativas, inovadoras para todos fazermos mais com menos recursos, e nesta matéria será importante pôr em prática valores como a partilha de recursos, a cooperação, a solidariedade institucional, as parcerias, o trabalho em rede, sairmos das nossas ‘capelinhas’ e desenvolvermos um trabalho integrado em prol das pessoas e com as pessoas”.
No Congresso com a temática “Misericórdias: voluntariado com coração”, a Directora Regional reiterou o compromisso do Governo em desencadear “um conjunto de acções indispensáveis” à promoção, coordenação e qualificação do voluntariado na Região, cujo ponto de partida terá lugar aquando da realização em Outubro de um evento para assinalar o Ano Europeu do Voluntariado, em S. Miguel, numa acção promovida por vários organismos do Governo, em parceria com a Comissão Nacional de Acompanhamento do Ano Europeu.

As Misericórdias do Continente e da Madeira que participaram no Congresso, também, mereceram uma palavra de agradecimento pela vinda à Região e pelas “boas práticas que trouxeram e partilharam, num momento, cujas conclusões são sempre encaradas como um conjunto de interpelações não só para os congressistas mas também para o Governo que através delas, poderá melhorar a sua acção”.

A Directora Regional congratulou-se, ainda, pelo XII Congresso voltar a ter lugar nos Açores e felicitou a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores pela sua organização em 2013.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here