O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu na terça-feira, no Dia Mundial do Turismo, que a região deve continuar a posicionar-se como destino de “desenvolvimento sustentável”, assegurando “genuinidade e manutenção do património” como marcas distintivas.
“Temos um compromisso convicto com a nossa história, a nossa identidade e aqueles que são os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas”, declarou o Presidente do Governo.
José Manuel Bolieiro falava na fábrica de Chá Gorreana, na ilha de São Miguel, no Dia Mundial do Turismo, em declarações aos jornalistas após ter falado perante dezenas de intervenientes e agentes do setor.
O governante lembrou que há que “saber cativar” profissionais para o setor, com “melhores remunerações” e “formação contínua”.
“Quando nos queixamos da falta de mão-de-obra, temos de considerar que há necessidade de qualificação de recursos humanos, mas também há uma responsabilidade de saber cativar”, afirmou, sobre este ponto.
Para cativar trabalhadores, acrescentou ainda, é preciso garantir aos futuros e aos atuais, “para que não desistem da sua intervenção, motivação e realização pessoal e profissional na sua carreira com melhores remunerações, com qualificação e formação contínua e com obviamente tempo de lazer”.
José Manuel Bolieiro reiterou ainda o “pensamento estratégico indeclinável” no campo do turismo de não ser “adulterada” a “identidade e a natureza” dos Açores, havendo “total comprometimento com a preservação e valorização” na “natureza, identidade e história”.