Navio “Mestre Simão” chegou hoje ao porto da Horta, mas só vai operar em 2014

Foto: Rui Alexandrino

O navio de passageiros “Mestre Simão”, adquirido pela empresa pública Atlânticoline, para operar entre as ilhas do Grupo Central do arquipélago dos Açores, deu hoje entrada no porto da Horta, nos Açores, embora só comece a operar em 2014.

A embarcação, de 40 metros de comprimento, construída nos “Astilleros Armon”, em Espanha, vai substituir os “cruzeiros”, que operam diariamente há cerca de 25 anos, oferecendo mais comodidade para os passageiros e permitindo também o transporte de viaturas. “É uma grande evolução”, sublinhou Carlos Reis, presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline, em declarações aos jornalistas, à chegada do navio ao porto da Horta, recordando a “morosidade” e a “complexidade” do processo.

Segundo explicou o responsável, o navio só começará a operar em 2014, porque, entretanto, a Atlânticoline vai iniciar um período de formação e de testes com a tripulação, que ficará capacitada para operar também com o segundo ferrie, encomendado ao mesmo armador, e que deverá estar operacional em dezembro.

O “Mestre Simão” tem capacidade para transportar 300 passageiros e oito viaturas, enquanto que o segundo navio (praticamente idêntico ao primeiro), terá capacidade para 280 pessoas e 12 viaturas. A construção dos dois barcos foi adjudicada em abril de 2012 por 18,6 milhões de euros.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here