Pelo menos três pessoas morreram e 14 ficaram feridas esta noite, em Itália, durante a evacuação de um cruzeiro que encalhou num banco de areia na ilha de Giglio, no sul da região italiana da Toscânia. O número provisório de vítimas foi revelado pelo presidente da Câmara de Grosseto, sem indicar quantas pessoas estarão ainda desaparecidas.
A bordo do Costa Concordia seguiam 4.231 pessoas, incluindo passageiros e tripulação, numa viagem pelo Mediterrâneo, quando o navio embateu num banco de areia.
O casco do cruzeiro ficou danificado e deixou entrar água.
Seguiram-se momentos de pânico entre os passageiros e alguns atiraram-se ao mar.
Alguns dos passageiros, citados pela ANSA, referiram “cenas dignas do Titanic” a bordo, após a ordem de evacuação do navio, que causou disputas entre as pessoas, choros e gritos, com alguns dos passageiros que tentavam entrar nos botes salva-vidas a caírem para o mar.
Muitos dos sobreviventes chegaram com sinais de hipotermia e receberam assistência em terra. Já estão a ser transportados para hotéis.
Entre os passageiros estava a açoriana Graça Moniz e o marido, Rui Almeida, antigo director de comunicação do Santa Clara, que na altura do embate se encontravam a jantar. O casal deve em breve regressar a Portugal.