António Raposo, presidente do conselho de administração da Atlanticoline, empresa responsável pelo transporte marítimo de passageiros entre as ilhas, adiantou à Agência Lusa que o comandante do navio reportou uma “situação anómala”, daí que “foram dadas orientações para o Viking aportar ao porto mais próximo”, neste caso Falmouth.
Segundo António Raposo, o navio vai atracar em Falmouth para que seja apurado “qual o problema em causa e o seu tempo de reparação”.
O último atraso com a operação do Viking foi provocado pela descoberta há duas semanas de uma fissura de 30 centímetros no tanque de combustível de longo curso, quando o Viking estava a ser abastecido em Liverpool para iniciar a viagem para os Açores.
O Viking deveria ter começado a operar a 22 de Junho, mas a data teve que ser adiada para 11 de Julho devido a atrasos nas obras de adaptação aos portos açorianos.
Posteriormente, na sequência de um acidente com o piloto que deveria trazer o navio de Liverpool para Ponta Delgada, o início da operação foi novamente adiado para 13 de Julho, uma data que também acabou por não ser cumprida, devido à descoberta do problema no tanque de longo curso.
Construído em 1997, em Itália, o navio Viking tem cerca de 100 metros de comprimento e consegue atingir uma velocidade de 35 nós, com capacidade para transportar 690 passageiros e 140 viaturas.
Lusa