Foi confirmado pela Atlanticoline. O navio está a ser reparado, não vai iniciar operação nos Açores na segunda-feira.
O Viking devia chegar aos Açores este Sábado, 11 de Julho, para começar a operar na próxima segunda-feira, 13 de Julho.
Isso afinal não vai acontecer.
A Atlanticoline acaba de confirmar que navio está com um problema no tanque de combustivel, uma fissura de 30 centímetros.
Como essa fissura surgiu no tanque de abastecimento de combustível de longo curso, habitualmente sem utilização, as duas inspecções do navio não a detectaram.
Surgiu agora nos preparativos do navio para a sua viagem para os Açores.
Já hoje nos estaleiros de Liverpool vai começar a ser reparado o tanque de combustivel de longo curso.
Fica dependente da nova inspecção que vai ser feita pelas duas entidades, as mesmas que não detectaram o problema: a certificadora inglesa – a MCA e pela RINA – Registo Italiano Naval.
Para já, a Atlanticoline não quer adiantar qualquer alternativa.
E enquanto a Atlanticoline não decide se o Viking vem para os Açores, quando é que vem, ou se a empresa vai recorrer a alternativas.
A única certeza é que o Santorini vai continuar a garantir o transporte maritimo inter-ilhas, garantiu o presidente da empresa até porque o contrato com a Helenic Seaways contemplava já essa disponibilidade.
António Raposo confirmou os contactos com a Transmaçor, mas adianta que até 2ª feira o Ilha Azul não é alternativa porque não estaria pronto para navegar em 24 horas.
Para já empresa está a encaminhar os passageiros que têm marcações até 5 de Agosto, para os novos horários e percursos que estão a ser definidos.
Avisam-se entertanto todos os passageiros da Atlanticoline que tenham passagem marcada entre 13 de julho e 5 de Agosto, para contactarem a empresa, através do número 296 282092