O carnaval celebra-se um pouco por todo o lado, mas na ilha Terceira é vivido com tamanha intensidade que o entrudo ganha corpo nos palcos da ilha e os terceirenses dão expressão à vontade e recheiam a quadra com manifestações culturais que convidam à participação popular massiva.
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo apostou nos grandes clássicos do entrudo, nos palcos e nas salas de espetáculos do centro da cidade e apresenta um cartaz capaz de animar todos os angrenses.
As honras de abrir a programação cultural do Entrudo da edilidade angrense, foram dadas aos seniores, que ontem “riscaram” o chão do Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, com um sarau convívio, onde a animação foi contagiante.
Aos mais novos coube a primeira manifestação carnavalesca de rua no tradicional Desfile Infantil de Carnaval, que se realizou esta sexta-feira, com a sempre criativa participação das escolas e jardins-de-infância do Concelho, que faz parar a cidade, seja nas sempre esperadas e sempre cativantes versões de novas gerações de príncipes e princesas, índios e cowboys, seja nas propostas inovadoras que cada estabelecimento de ensino apresenta, manifestando preocupações ambientais, culturais e pedagógicas.
O Carnaval passa depois para o Teatro Angrense, palco principal de espetáculos de Angra do Heroísmo, de 25 a 28 de fevereiro, para dar espaço e voz àquele que é um dos mais valiosos tesouros culturais, o teatro popular, com Danças e Bailinhos, onde não faltará o acutilante humor e a crítica de sabor vicentino, que esta tradição já vinculou. Este ano estão previstas atuações de cerca de sessenta grupos, entre Comédias, Danças de Pandeiro, Bailinhos e duas Danças de Espada sendo esperada a maioria, com promessa de casa cheia todos os dias.
Os foliões podem igualmente contar com as também já habituais e concorridas festas de rua de carnaval na Rua de São João, que este ano têm lugar a 25 e 27 de fevereiro, ao ritmo de músicas temáticas intemporais, portuguesas, brasileiras e de outras paragens, que propõem os DJ’s Rui Rosa e Xavi, uma iniciativa dos empresários dos bares da Rua de São João, que conta com o apoio da autarquia e da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.
“O Carnaval é um momento único entre nós, movimentando toda a gente da nossa ilha, principalmente no âmbito daquela que é a maior mostra de teatro popular do mundo. Seja a participar direta ou indiretamente nas Danças e Bailinhos, seja a incorporar outra das atividades propostas”, manifestou a autarca Raquel Caetano Ferreira, desejando a todos “um excelente Carnaval 2017”.
As manifestações deste “teatro popular” multiplicam-se por estes dias, em todos os palcos da ilha.
Açores 24Horas