Está agendada para a próxima semana uma nova avaliação dos terrenos onde ocorreu uma derrocada, em São Miguel Arcanjo, na ilha do Pico, revelou hoje o Secretário Regional do Turismo e Transportes.
Vítor Fraga, que falava terça-feira durante uma visita ao local, frisou que o Governo dos Açores continua a acompanhar a situação, em conjunto com a Câmara Municipal de São Roque do Pico.
“Há que continuar com a zona delimitada, tal como ela está neste momento e, no decorrer da próxima semana, onde esperamos que já haja uma maior estabilidade das vertentes, iremos fazer uma nova avaliação com os técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) para, então sim, haver outro tipo de decisão”, afirmou o Secretário Regional.
“Estaremos naturalmente disponíveis para, em colaboração com a Câmara Municipal de São Roque, atuarmos e tomarmos as medidas adequadas no futuro, sendo que o principal aqui é efetivamente preservar a vida humana e isto foi claramente conseguido”, frisou Vítor Fraga.
Para o Secretário Regional, por agora, “há que olhar numa perspetiva mais técnica, em termos de estabilização da vertente, para depois tomar as medidas mais adequadas em termos de preservação desta zona”.