O furacão Sandy pode juntar-se nos próximos dias a uma grande tempestade de inverno e rumar a Nova Iorque e Nova Jérsia, na costa leste dos EUA.
Os meteorologistas norte-americanos chamam-lhe «Frankenstorm», ou seja, o Frankenstein das tempestades. O furacão Sandy, que neste momento passa pelas Bahamas, deverá juntar-se a uma tempestade de inverno e uma massa de ar polar e levar muita chuva, vento e neve à costa leste dos Estados Unidos. A grande área urbana de Nova Iorque e Nova Jérsia poderá ser especialmente atingida pelo fenómeno a partir do domingo.
As autoridades norte-americanas afirmam que não será uma tempestade especialmente intensa, mas dizem que vai afectar uma área muito vasta e que pode durar sete dias. Toda a costa leste, da Florida até ao Maine, está sob alerta.
Não existem muitos precedentes de uma «tempestade gémea», dizem os meteorologistas citados pela Associated Press. O fenómeno mais parecido foi a chamada «Tempestade Perfeita» de 1991, que deu até origem a um filme com o mesmo nome. A Frankenstorm «vai ser pior» por colocar em risco uma zona muito mais povoada do que a antecessora, que causou problemas sobretudo em alto mar. As autoridades e as seguradoras estão a preparar-se para danos de mil milhões de dólares.
Sol