Novas ligações aéreas entre o mercado nórdico e os Açores de forma a dinamizar o sector turístico da Região, são a nova aposta para o Turismo Regional.
A afirmação foi feita esta tarde pelo secretário regional da Economia, em Ponta Delgada, na cerimónia de assinatura de diversos protocolos entre a SATA Internacional, a Associação de Turismo dos Açores, a ANA – Aeroportos de Portugal, S.A. e o Instituto de Turismo de Portugal, I.P.
Com esta união de esforços, sublinhou Vasco Cordeiro, vai ser possível criar três novas rotas são elas: Ponta Delgada/Oslo, Ponta Delgada/Copenhaga e Ponta Delgada/Estocolmo e, ainda, reforçar a ligação já existente entre Ponta Delgada/Toronto.
A importância do mercado nórdico para o destino Açores, foi um dos factores determinantes para a criação destas novas rotas, bem como o contributo que estes mercados podem vir a dar para o desenvolvimento do turismo no arquipélago, estimando-se, por isso, a vinda de 15 mil novos turistas.
O objectivo primordial destas ligações visa dar mais notoriedade e promoção da Região, e isto foi uma tarefa já realizada ao longo do corrente ano, não só pela Direcção Regional do Turismo mas também pela Associação de Turismo dos Açores e que terá continuidade em 2010, anunciou Vasco Cordeiro.
A propósito, Vasco Cordeiro realçou que não se pode transformar esta matéria em crítica fácil destrutiva, sobretudo quando a realidade dos factos desmente as razões para que estas críticas sejam feitas, relembrando que nos próximos três anos haverá um incremento no sector na ordem dos 30 milhões de euros.
Numa altura em que a Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) estima que o sector registe, este ano, uma quebra de 15 por cento nas receitas nos Açores, Vasco Cordeiro deixa uma mensagem de esperança a todos os agentes turísticos de que através do contributo de todos se conseguirá ultrapassar este período de turbulência e voltar a trabalhar na promoção e desenvolvimento do turismo na Região.