Novo Banco dos Açores com resultado positivo de 3,9 ME em 2015

despesa euroO Novo Banco dos Açores (NBA) revelou hoje que encerrou 2015 com um resultado líquido de 3,9 milhões de euros, um acréscimo de 6 milhões face ao prejuízo registado em 2014 (-2,1 milhões de euros).

De acordo com um comunicado hoje divulgado, o NBA obteve um resultado positivo de 5,4 milhões de euros em 2015 contra um resultado negativo em 2014 de 2,7 milhões de euros, antes de impostos.

A instituição financeira, com sede em Ponta Delgada, nos Açores, referiu que foi possível “obterem-se resultados muito positivos” em todas as áreas de atuação do banco, tendo o rácio de solvabilidade passado de 6,2% em 2014 para cerca de 10,0% em 2015.

Assistiu-se, ainda de acordo com o banco, a uma “forte recuperação” dos recursos de clientes que ficou “bem expressa na redução do GAP comercial” da instituição financeira de 2014 para 2015 em cerca de 55 milhões de euros.

A liquidez do banco “melhorou significativamente”, tendo registado uma “evolução muito positiva”, passando de menos 91 milhões de euros em 2014 para menos 19 milhões no final de 2015, ainda segundo o comunicado.

No que concerne ao rácio de transformação do NBA, este evoluiu de 122% em 2014 para 103% em 2015.

“Durante este exercício pagamos de impostos à Região Autónoma dos Açores cerca de 1,5 milhões de euros, o que nos coloca certamente como uma das empresas que mais contribui positivamente para a arrecadação de impostos no arquipélago”, refere-se no comunicado.

Apesar de se orgulharem de poder regressar a resultados positivos e de ver reforçados os indicadores que atestam a consolidação das suas posições enquanto instituição bancária, os responsáveis pelo NBA não deixam de considerar que 2015 “continuou, porém, a ser muito difícil e duro, fazendo-se ainda sentir alguns dos efeitos” resultantes da medida de resolução de 03 de agosto de 2014 do Banco de Portugal sobre o ex-BES.

O mais expressivo destes efeitos, segundo a instituição, foi o facto de, durante este exercício, não ter sido consumada a venda do Novo Banco, clarificando-se, assim, o posicionamento do acionista de referência do Novo Banco dos Açores em “questões fundamentais” como a sua estratégia para o futuro.

“Embora com alguma redução no crédito concedido neste exercício, o certo é que o NBA continua a desempenhar um papel muito importante de apoio à economia dos Açores. De referir que um dos mais importantes ativos do banco é a solidez do crédito concedido e o bom aprovisionamento do mesmo”, declaram os seus responsáveis.

A instituição financeira considerou que foi “muito importante num contexto difícil” continuar a captar novos clientes, de tal forma que “o saldo em relação à erosão de clientes foi positivo”, tendo-se também conseguido controlar em 2015 os custos operativos, reduzindo-os mesmo, bem como recuperar algumas provisões.

“No entanto, é de referir que o crédito vencido no ano de 2015, em relação a 2014, só cresceu 258 mil euros e que as provisões e imparidades constituídas são de 24,3 milhões de euros, o que nos coloca numa posição muito positiva, já que o crédito vencido era, em 31 de dezembro de 2015, de 18,6 milhões de euros”, conclui a instituição.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here