A Polícia Municipal (PM) de Ponta Delgada tem, a partir de hoje, um novo Comandante – Pedro Ferreira de Almeida – o que, para o Presidente da Câmara, marca o início para a mudança de ciclo na atividade e organização operacional da instituição.
Numa conferência de imprensa, realizada hoje na sede da PM, para apresentação do novo Comandante, José Manuel Bolieiro louvou o trabalho que os agentes têm desenvolvido desde 2011 e manifestou o orgulho da autarquia no caminho percorrido, que considerou de sucesso.
“Ao início, o lançamento da Polícia Municipal foi um desafio e uma incerteza. Hoje, podemos considerar que se tratou de um ganho na utilidade para o cumprimento da missão de melhor servir a cidade e o concelho de Ponta Delgada” – sublinhou.
Para o autarca, “o serviço e a missão de Polícia Municipal vai para além da geografia concelhia, pois a cidade, por ser a porta de entrada na ilha e nos Açores, serve o interesse geral dos açorianos”.
“A imprescindível cooperação” da PSP, “que se tem ancorado no respeito mútuo e na otimização das sinergias alcançáveis, tem permitido assegurar melhor desempenho e serviço às populações por parte destas duas polícias, quer em matéria de segurança pública, quer em matéria de intervenção de polícia administrativa, que é a tarefa fundamental da Polícia Municipal”, realçou Bolieiro.
“A cooperação, a complementaridade e a sinergia entre estas duas forças policiais, no quadro de competências que cabe a cada uma, ajuda a reforçar um sentimento de segurança que é essencial aos cidadãos e para o qual estamos focados” – frisou.
José Manuel Bolieiro reforçou a ideia de que a prioridade da autarquia é “contribuir para aumentar os níveis de segurança pública, percecionados pela população, neste tempo de crescentes tensões e necessidades das famílias e dos indivíduos”, relembrando que a Polícia Municipal tem, desde setembro de 2012, atuação prioritária na vigilância e visibilidade junto às escolas que sob a alçada do Município (1º Ciclo), bem como presença e vigilância aos espaços públicos e património edificado municipais.
O Comissário Ferreira de Almeida adiantou que o seu trabalho vai passar por rentabilizar e otimizar os recursos ao nosso dispor e sempre em estreita colaboração com a Polícia de Segurança Pública (PSP)”.
O Comandante Regional da PSP, Barros Correia, sublinhou a “cooperação responsável” que a PSP mantém com a Câmara de Ponta Delgada, sublinhando que a escolha de Ferreira de Almeida para Comandante da PM foi “é a solução ideal, porque se trata de uma pessoa de valor que vai ajudar a Câmara no seu trabalho que visa contribuir para a segurança da população”.
O novo comandante da PM exerceu até agora funções na Divisão da Polícia de Segurança Pública da Horta.