Novo espaço público na Graciosa motivou festa popular

 

Segurança, comodidade e sociabilidade são, na opinião do secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, os três vectores que melhor definem o a intervenção e requalificação do Lugar da Beira-Mar da Vitória, freguesia de Guadalupe, na ilha Graciosa.

 

 

O arranjo do largo, inaugurado ontem ao final da tarde por José Contente, significou um aumento da qualidade de vida das famílias que vivem no lugar da Beira-Mar da Vitória.

 

 

Para a comunidade graciosense, o local é já apontado como um potencial centro social e cultural dinamizador da freguesia de Guadalupe, razão que motivou o investimento do Governo Regional, superior a 260 mil euros, na requalificação e valorização do largo.

 

 

“Valeu a pena este investimento porque hoje estamos todos mais satisfeitos com este novo espaço, mais digno e seguro, que vai permitir algo de fundamental na nossa sociedade, a convivialidade entre as pessoas”, disse José Contente à população.

 

Com esta intervenção o lugar passou a oferecer mais e melhores condições de segurança e lazer às famílias do bairro. Foram delineados percursos para peões, salvaguardando o acesso às moradias existentes e definidos os lugares de estacionamento, além do reforço da iluminação existente, obras que no seu conjunto potenciam a revitalização do local.

 

Antes da empreitada, o mesmo espaço tinha pavimento em terra batida, com cinco araucárias com alguns anos de existência e rodeadas por um muro de alvenaria tosca de pedra seca e de forma circular. Após as obras, o lugar transformou-se num centro de convívio aprazível e num espaço verde de lazer de eleição.

 

 

Em todo o processo de construção houve a preocupação dos impactos que as obras podiam causar, mas a intervenção salvaguardou os valores urbanísticos, arquitectónicos e ambientais da envolvente próxima, além de valorizar a estrutura urbana, tendo em consideração os caminhos delineados no território.

 

 

A propósito, o governante referiu que “o que nós aqui fizemos foi dar um nova harmonia a este largo, oferecer mais qualidade de vida às pessoas que aqui vivem. Este espaço merecia ser requalificado”.

 

 

A Delegação de ilha da SRCTE da Graciosa efectuou ainda trabalhos complementares não previstos na empreitada, nomeadamente, a recuperação dos muros de pedra seca arrumada à mão e a colocação de bebedouro.

 

 

Para assinalar a inauguração do arranjo do largo, a população local organizou, de livre iniciativa, um jantar informal com produtos regionais em estilo piquenique. Cerca de uma centena de pessoas assinalou, desta forma, o agradecimento pela concretização desta obra que veio trazer mais comodidade à população.

 

 

“Valeu a pena aos que acreditaram que era possível melhorar este largo, que era possível melhorar aquilo que é saudável, um espaço à beira mar e um espaço que hoje teve a sua vitória, ou seja, o Largo Beira-Mar do lugar da Vitória”, concluiu José Contente, ao sublinhar que, uma vez mais, o executivo açoriano foi de encontro àquilo que eram as necessidades da população.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here