Novo sistema reforça vigilância a vulcões

vulcao-capelinhosEstá a ser testado em São Miguel um sistema de alerta vulcânico, um projecto de monitorização em tempo real da actividade dos vulcões.

Financiado pelo Ministério da Educação e Investigação do Governo alemão, o projecto “Exupéry”, é coordenado por Matthias Hort, professor da Universidade de Hamburgo, uma das nove universidades e institutos alemães envolvidos, a que acresce ainda a Universidade dos Açores (UAc), através do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG).

 Na prática, o sistema consiste numa rede de monitorização sismovulcânica que utiliza diversas técnicas para adquirir e integrar, em tempo real, dados obtidos através de equipamentos instalados no terreno e dados obtidos através de imagens satélite. Deste modo, os dados que vão sendo registados no terreno serão transmitidos por um inovador sistema de comunicações para um sistema central, onde são armazenados em bases de dados que, por sua vez, estarão disponíveis através da internet, integradas num Sistema de Informação Geográfica.

 

Neste momento, o sistema alemão de resposta rápida está a ser testado em São Miguel. Nos Açores, a rede de instrumentação em terra será complementada por estações sísmicas submarinas e tiltímetros, a instalar no fundo do oceano no decurso de duas campanhas oceanográficas que irão decorrer em Abril e Setembro deste ano.
 Os dados obtidos serão registados e difundidos a partir do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos para as equipas científicas das várias instituições envolvidas. 
A expectativa dos investigadores é que os dados obtidos permitam contribuir para o desenvolvimento de estudos de caracterização da actividade sismovulcânica, em colaboração pelas várias equipas envolvidas no projecto e que o sistema, depois de testado, possa ser instalado em qualquer parte do mundo.
O trabalho desenvolvido pela Universidade de Hamburgo, o IFM-GEOMAR, o BGR (Hannover), o GFZ Potsdam, a Universidade de Potsdam, a Universidade de Tecnologia de Darmstadt, a Universidade de Munique, a Universidade Técnica de Munique e o DLR Oberpfaffenhofen e, pela Universidade dos Açores, através do CVARG, poderá ser útil no futuro para a acção da Protecção Civil e para a salvaguarda das populações.
O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos é uma unidade pluridisciplinar de investigação da Universidade dos Açores, integrada no Programa de Financiamento Plurianual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
É membro da World Organization of Volcano Observatories (WOVO) e sócio do Instituto de Ciências da Terra e do Espaço (ICTE) e da Fundação Gaspar Frutuoso (FGF). As actividades do CVARG são dirigidas para a prevenção e previsão de desastres, catástrofes e calamidades naturais, privilegiando a cooperação técnica e científica nacional e internacional no domínio da Vulcanologia e dos fenómenos associados, incluindo erupções vulcânicas, sismos, explosões de vapor, libertação de gases tóxicos, movimentos de massa e maremotos, entre outros.

Paula Gouveia (in Oriental)

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here