“Foi notória a facilidade de adequação destas aeronaves aos vários aeroportos e, sobretudo, às pistas mais pequenas, como as do Corvo, Flores, Graciosa e S. Jorge”, afirmou o director de Operações de Voo da SATA Air Açores, Emanuel Vasconcelos.
Nesse sentido, salientou que os testes realizados na última semana, que visaram a familiarização dos pilotos com os novos aviões, bem como a certificação dos aeroportos, “foram suficientes para reafirmar (entre os pilotos) a convicção de que estas aeronaves são uma excelente opção para a operação inter-ilhas”.
Os dois novos Q200, que chegaram a Ponta Delgada a 15 de Maio, vão realizar até ao final desta semana mais voos de treino, abrangendo todas as ilhas do arquipélago açoriano.
A SATA ainda não anunciou a data em que os dois aviões, que custaram cerca de 11 milhões de euros, começam a operar com passageiros.
Na apresentação dos aviões, o presidente da SATA, António Gomes de Menezes, revelou que vão servir especialmente as rotas para as ilhas do Corvo, Flores, S. Jorge e Graciosa.
Estes dois aviões, com capacidade para 37 passageiros, integram um conjunto de seis adquiridos à Bombardier para renovar a actual frota da SATA Air Açores, constituída por aparelhos ATP e Dornier.
Os quatro restantes são do modelo Q400 e devem chegar aos Açores em 2010, completando o processo de renovação total da frota da transportadora aérea açoriana.
Os dois Q200 que se encontram em fase de treinos, ambos pintados de azul e branco, já ostentam o novo logótipo da SATA, inspirado na técnica oriental de dobragem de papel (origami), apresentando no exterior a frase ‘The Atlantic and You’.
Lusa