Há 15 dias em missão o NRP Jacinto Cândido mantém intensa atividade de vigilância e fiscalização no mar dos Açores

corveta jacinto candidoQuinze dias após estar a operar na Região, o Navio da República Portuguesa (NRP) Jacinto Cândido, no decorrer da sua atividade operacional, já percorreu mais de 450 milhas náuticas, realizando nesse período “uma intensa atividade de vigilância e fiscalização, sobretudo das áreas de reserva, bem como nos limites da Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Região Autónoma dos Açores”.

Estas missões, realizadas em coordenação com a Autoridade Marítima Local, tiveram como principal objetivo impedir a atividade de pesca ilegal nas áreas protegidas, com o intuito de garantir a preservação das espécies existentes, tendo a fiscalização incidido no cumprimento dos regulamentos para o exercício da pesca na área marinha protegida do banco D. João de Castro, nos limites da Zona Económica Exclusiva afeta ao Arquipélagos dos Açores, bem como em bancos de pesca normalmente frequentados por embarcações de pesca nacionais e estrangeiras.

Ainda durante a primeira quinzena de abril foi dada especial atenção à verificação das condições de segurança das embarcações e do pessoal embarcado, nomeadamente, a confirmação da existência a bordo dos meios de salvamento individuais e coletivos exigidos para cada tipo de embarcação, tendo em simultâneo, no decorrer das ações da fiscalização, sensibilizado os mestres das embarcações para os aspetos da segurança marítima, alertando para a importância da correta utilização dos equipamentos de segurança.

corveta jacinto 1Focado também na vertente pedagógica, o navio da Marinha NRP Jacinto Cândido, atracado no porto de Ponta Delgada, recebeu no passado dia 13 de abril a visita de 39 jovens, com idades compreendidas entre os 8 e os 13 anos, do Campo de Férias de Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel, que teve como objetivo dar a conhecer aos alunos as principais valências do navio, com uma breve explicação sobre o funcionamento dos equipamentos e a organização de bordo e onde os jovens tiveram oportunidade de conhecer o historial do navio, a sua missão e capacidades. Tiveram ainda a oportunidade de observar a equipa de segurança de bordo, composta por fuzileiros do pelotão de abordagem, bem como a moderna panóplia de equipamentos com que estão equipados.

O NRP Jacinto Cândido está presentemente a efetuar uma missão de três meses nos Açores, “pronto para dar resposta a situações de busca e salvamento no mar, fiscalização das pescas e exercer a autoridade do Estado no mar, em estreita colaboração com a Autoridade Marítima Local”. Simultaneamente, tem capacidade de colaborar em caso de necessidade, com a proteção civil regional e demais autoridades, em caso de calamidade ou catástrofe natural, prestando auxílio próximo às populações.

O NRP Jacinto Cândido é comandado pelo Capitão-tenente Eduardo Luís Pousadas Godinho e tem um total de 78 militares embarcados, incluindo uma equipa de fuzileiros do pelotão de abordagem, dois mergulhadores e um oficial médico naval.

 

 

 

Açores 24Horas

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here