O ’10 Fest Açores – 10 dias, 10 chefs’ coloca a gastronomia da Região “num nível de excelência, renovado de edição após edição”, frisando que se trata de um evento “cada vez mais consolidado, que faz viajar por todo o arquipélago ao sabor de paladares contemporâneos”, salientou esta quinta-feira em Ponta Delgada, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo.
“Partindo do 10.º aniversário da Escola de Formação Turística e Hoteleira, é, também com base nessa premissa, que surge o ’10 Fest’ que, desde 2012, continua a surpreender-nos pela qualidade, interpretação ou re-interpretação, ousadia e diversidade dos pratos que são apresentados, onde os nossos produtos ganham destaque pela mão dos 10 chefs que rumam até esta Escola para criarem sensações únicas por via da redescoberta da cozinha”, destacou Marta Guerreiro na apresentação do evento, que decorrerá de 21 a 30 de junho.
Marta Guerreiro salientou que este evento “apresenta-se como uma verdadeira e completa oferta gastronómica turística”, que, juntamente com o património, as tradições, as paisagens e as gentes dos Açores, permite que o arquipélago seja “um destino turístico diferenciador e constitui a base para um desenvolvimento sustentável”.
A titular da pasta do Turismo destacou também o ’10 Fest Açores’ por ser “um verdadeiro laboratório vivo de aprendizagem técnica por via do intercâmbio de profissionais, formandos e formadores, contribuindo, assim, para um pensamento conjunto sobre a cozinha açoriana e as potencialidades da sua atualização”.
Na sua intervenção, Marta Guerreiro apontou a qualificação do destino como um dos principais desafios do setor, principalmente no que diz respeito à formação dos recursos humanos.
Nesse sentido, adiantou que a Escola de Formação Turística e Hoteleira “encontra-se a finalizar sete cursos para temáticas distintas, como sejam cozinha base e avançada, restaurante, ‘softskills’ vocacionadas para o cliente externo e interno, marketing digital e ‘housekeeping’, fruto de um levantamento das necessidades por ilha, em conjunto com as câmaras municipais, câmaras de comércio e algumas associações empresariais”.
“Sobre formação, não posso deixar de mencionar o papel que a Escola de Formação Turística e Hoteleira tem tido ao longo dos seus 13 anos de existência”, onde se verifica “um trabalho de excelência na qualificação dos seus alunos, onde a competência, o rigor e a ambição são prioridades nas suas linhas de orientação”, frisou.
“É, também por isso, que, nos Açores, acreditamos que começamos a dar verdadeiros passos na valorização das profissões ligadas ao setor do turismo, onde esta instituição tem tido um papel preponderante”, reforçou a Secretária Regional.
Marta Guerreiro afirmou que “estas alterações culturais constroem-se”, evidenciando o papel do ’10 Fest Açores’ como “um exemplo desta ambição de sermos sempre melhores, quer seja por via das pessoas, quer seja por via dos produtos, ou da junção, neste caso, destes dois elementos”.
Açores 24Horas / Gacs