Durante a navegação, com autorização do comandante, os passageiros têm inclusive a opção de ficar sobre o mar, deitados na rede que avança sobre a longa haste da proa, chamada “widow’s net” (rede de viúva).
Se juntar-mos a isto o facto do Royal Clipper ser o maior – 5061 toneladas, com uma largura de 16.5 metros e um comprimento de 134 metros – e o mais rápido veleiro do mundo percebe-se que se está perante um conceito de viagem exclusivo que proporciona uma experiência diferente e inesquecível.
Este mega-veleiro é uma replica perfeita dos antigos altos veleiros do tipo Clipper do século 19 que faziam o transporte de mercadorias e passageiros para terras distantes.
Não é apenas o maior veleiro do mundo na actualidade: nunca houve veleiro maior.
Os itinerários estão sujeitos a alterações, sem horários fixos, em função da navegação com os ventos, sem a rigidez de programa dos navios de cruzeiro.
O Royal Cliper navega 80 por cento do tempo com velas e o motor a diesel é usado essencialmente para as emergências ou fornecer energia eléctrica e sistema de dessalinização da água do mar.
Pedro Nunes Lagarto (in AO)