O Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) lança hoje, dia 2 de fevereiro, às 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ponta Delgada, um livro sobre o vulcão das Sete Cidades, cujo objetivo é dar a conhecer um dos principais locais turísticos da Região e uma das sete maravilhas naturais de Portugal.
Intitulado “Vulcão das Sete Cidades – História Natural”, o livro descreve como surgiu o vulcão das Sete Cidades e como o mesmo evoluiu ao longo dos milénios, segundo o vulcanólogo Victor Hugo Forjaz, um dos autores do livro.
Ainda de acordo o responsável pelo OVGA, ao longo de mais de 180 páginas é apresentado o vulcão, que começou por ser submarino, abordada a hidrogeologia do local, nomeadamente a formação de ribeiras, nascentes, e a parte do termalismo, na Ferraria.
Com edição bilingue (Português e Inglês) e várias fotografias alusivas, a obra apoiada pela Câmara de Ponta Delgada tem um capítulo dedicado à botânica, como, por exemplo, a flora e a produção de chá.
Conta com a colaboração de vários investigadores da Universidade dos Açores e aborda uma caracterização da ocupação humana do grande maciço que resultou da atividade de três grandes vulcões.
Antes da apresentação do livro, terá lugar uma conferência do diretor-geral da revista National Geographic em Portugal, Gonçalo Pereira Rosa, sobre a importância do turismo e o desenvolvimento económico.