Obra “The Dabneys – A Bostonian Family in the Azores” apresentada nos EUA

“The Dabneys – A Bostonian Family in the Azores (1806-1871)”, história de uma família americana radicada na ilha do Faial ao longo de mais de 90 anos, será apresentada nos Estados Unidos, de 16 a 21 de Fevereiro, no ciclo a decorrer em várias instituições – “The Dabney Days”.

Esta edição, agora  em ingles, editada pela FLAD – Fundação Luso-Americana e o New Bedford Whaling Museum, foi igualmente organizada por Maria Filomena Mónica e Paulo Silveira e Sousa.

Através deste projecto, desenvolvido pelo administrador da FLAD, Mário Mesquita, a Fundação pretende dar a conhecer ao público a história da principal empresa familiar nos Açores no século XIX, sendo que três dos seus membros desempenharam o papel de cônsules dos Estados Unidos nos Açores.

As obras – em português e inglês – são baseadas no legado de Roxanna Lewis Dabney, autora da obra monumental «Anais da Família Dabney no Faial», originalmente escrita em inglês e destinada apenas à circulação privada, pelo que constituem “uma raridade bibliográfica”, que dá agora a conhecer aos americanos a importância da presença desta família no Faial e as pontes estabelecidas entre os Estados Unidos e os Açores.  “Os Anais constituem uma obra polifónica onde, através de cartas e diários, é possível ouvir as vozes da família Dabney e dos seus correspondentes”, explica Mário Mesquita, responsável por esta iniciativa. Esta nova edição enquadra-se na estratégia da Fundação no sentido de reforçar a importância dos laços entre Portugal e os EUA.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here