Obras na Fajã dos Vimes, em S. Jorge, estão concluídas

As obras de recuperação dos estragos provocados pelas fortes chuvas ocorridas em agosto e outubro do ano passado na Fajã dos Vimes, em S. Jorge, estão concluídas, revelou hoje o diretor do parque natural desta ilha dos Açores.

“Foi reposta e até incrementada a segurança no domínio hídrico desta fajã, bem como a imagem e a tranquilidade de uma das mais bonitas e famosas fajãs da ilha”, afirmou Rui Sequeira, em declarações à Lusa.

As fajãs são terrenos planos situados entre a encosta e o mar, habitualmente de grande beleza paisagística, sendo a ilha de S. Jorge uma das que possui mais fajãs nos Açores, algumas delas inabitadas e de difícil acesso.

Rui Sequeira salientou que a intervenção na Fajã dos Vimes, que se prolongou por cinco meses e envolveu um investimento de 100 mil euros, era considerada importante para a proteção e bem-estar da população local, tendo a primeira fase dos trabalhos envolvido a desobstrução dos acessos e das linhas de água.

As obras permitiram ainda a reposição dos leitos da Ribeira dos Vimes e da Grota do Rio, incluindo “desassoreamento e correções de perfis”, bem como o “aumento de caudal de vazão”, principalmente junto à Ponte da Ribeira dos Vimes, cujo tabuleiro e vigas também foram reparados.

Todos os muros de guarda em pedra ou betão que constituíam as margens das ribeiras foram reconstruídos no âmbito desta intervenção, que englobou ainda “o revestimento do leito da ribeira com enrocamento e argamassa”.

Em simultâneo com esta intervenção, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar procedeu à abertura de valas nos terrenos de altitude situados a montante da fajã, com o objetivo de diminuir a expressão dos “caudais de cheia” na Grota do Rio.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here