As obras no núcleo sede do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, arrancam em outubro, com um prazo de execução de 60 dias, anunciou hoje o secretário regional da Cultura dos Açores, Luiz Fagundes Duarte.
O governante falava numa audiência na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa dos Açores, inquirido pelo deputado do PSD José Andrade, que criticou o encerramento do núcleo sede do museu mais antigo dos Açores há sete anos.
Segundo José Andrade, o antigo convento de Santo André foi encerrado em 2006 para obras de ampliação e requalificação, que entretanto foram canceladas.
Luiz Fagundes Duarte, que é responsável pela tutela da Cultura há menos de um ano, disse discordar da ampliação do edifício, considerando que é, no entanto, necessário recuperá-lo, porque se degradou durante o tempo em que esteve encerrado.
Segundo o secretário regional da Educação, Ciência e Cultura, foram detetadas outras “fragilidades” no edifício, como a necessidade de recuperar a instalação elétrica, mas a obra avançará em outubro, com um orçamento de 52 mil euros e um prazo de execução de 60 dias.
Questionado pela demora do processo pelo deputado José Andrade, o governante salientou que o projeto anterior foi devolvido duas vezes pelo Tribunal de Contas.
José Andrade lamentou o dinheiro gasto numa obra que não se chegou a realizar, mas Luiz Fagundes Duarte disse que foram pagos apenas 100 mil euros de prémios aos arquitetos, não tendo sido pagas indemnizações.
O secretário regional salientou ainda que a requalificação do edifício não vai obrigar à contratação de funcionários para o museu, acrescentando, no entanto, que poderão recorrer a um programa de voluntariado.
Aníbal Pires, do PCP, considerou que o “longo” encerramento do núcleo sede do Museu Carlos Machado “envergonha a região”, enquanto Paulo Estêvão (PPM) e Graça Silveira (CDS-PP) criticaram a calendarização das obras e o atraso na identificação de algumas necessidades.
Por sua vez, Renata Correia Botelho, do PS, salientou que ninguém está contente com o encerramento do edifício, mas lembrou que o Museu Carlos Machado tem outros núcleos abertos.
Lusa