As obras para a extensão do cabo de fibra ótica para as ilhas das Flores e Corvo, nos Açores, arrancam em julho, um projeto que deverá estar concluído em agosto de 2013, anunciou esta quinta-feira o vice-presidente do executivo regional.
“Chegámos a acordo com a empresa VIATEL no sentido de aprovar no âmbito dos fundos comunitários da região, que são recursos próprios da região, uma comparticipação de 85 por cento na construção do cabo de fibra ótica às Flores e Corvo, o que permitirá à empresa a execução deste investimento”, afirmou Sérgio Ávila, em declarações aos jornalistas.
O vice-presidente do Governo falava após uma audiência com o administrador da VIATEL, num encontro onde esteve também o presidente do Governo Regional, Carlos César, e o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente.
Após a audiência, Sérvio Ávila revelou que “o Governo regional assegurou também, a comparticipação em 24 por cento” dos investimentos que a empresa vai fazer no âmbito da instalação das redes de nova geração em 12 concelhos dos Açores.
Sérgio Ávila sublinhou que “o Governo dos Açores afeta recursos próprios, substituindo-se ao Governo da República, com um financiamento que permitirá uma comparticipação de 85 por cento da região na obra de extensão do cabo de fibra ótica às Flores e ao Corvo e também uma comparticipação de 24 por cento nas redes de banda larga nos concelhos das ilhas de Coesão, dos concelhos de Nordeste e Povoação”.
“O Governo da República tinha efetivamente um problema e nós com a empresa resolvemos este problema”, disse Sérgio Ávila, que voltou a recordar que “o Governo da República assinou, em maio de 2011, com a empresa VIATEL, um contrato, no âmbito das suas responsabilidades, que propunha um investimento de 20 milhões de euros e que assegurava uma comparticipação de investimento na ordem dos 12,9 milhões de euros”.
O vice-presidente do Governo regional vincou que o Executivo regional “substitui-se aos compromissos assumidos pelo Governo da República” e torna “possível iniciar em julho a obra de ligação de fibra ótica às Flores e ao Corvo”, em simultâneo com a instalação das redes de nova geração, e cuja conclusão está prevista para agosto de 2013.
Sérgio Ávila acrescentou que este investimento “só será executado porque o Governo dos Açores assumiu uma parte de financiamento que correspondia ao Estado, mas também porque a empresa VIATEL vai assumir em encargos um volume de investimento superior aquilo que tinha contratualizado com o Governo da República”.
O administrador da VIATEL, José Nogueira, sublinhou a importância do projeto e “o esforço adicional que vai ser feito para que o investimento estratégico chegue às Flores e ao Corvo”.
“Este projeto é fundamental para a infraestrutura tecnológica da região e para o seu desenvolvimento. E estão criadas as condições para pôr de pé este investimento”, disse, em declarações aos jornalistas.
Lusa