A campanha ‘Açores em família’, que oferece viagens e alojamento gratuitos a crianças até aos 11 anos, está este ano disponível também nas viagens inter-ilhas, anunciou hoje o secretário regional do Turismo e Transportes.
“São oferecidas aos açorianos as mesmas condições patentes na campanha nacional ‘Açores em família’, tendo para além disso a possibilidade de as deslocações poderem ser efetuadas através do transporte marítimo”, salientou Vítor Fraga, em conferência de imprensa, na Aerogare Civil das Lajes, na ilha Terceira.
Para que as crianças possam viajar gratuitamente na SATA Air Açores, na Atlânticoline e na Transmaçor (a transportadora aérea regional e as duas empresas que fazem transporte de passageiros dentro do arquipélago), com alojamento incluído, as famílias residentes nos Açores têm de permanecer “no mínimo duas noites numa unidade hoteleira”, enquanto a campanha nacional obriga a reservas de três noites.
“Queremos com esta campanha que todos quantos vivem nos Açores possam usufruir daquilo que cada uma das nossas ilhas tem para oferecer, ao nível das suas belezas naturais, gastronomia, cultura e atividades de animação turística”, salientou o secretário regional.
A campanha nacional, que arrancou no ano passado, será também reforçada em termos de imagem e publicidade, com o lema “uma viagem, nove ilhas, mil experiências”, numa abordagem, segundo Vítor Fraga, destinada a “nichos de mercado que ainda têm poder de compra”.
“Cientes das dificuldades que o país atravessa, não podemos, no entanto, esquecer que o mercado nacional ainda representa 43% do fluxo turístico para a região”, frisou.
O público-alvo da campanha nacional são pessoas entre os 35 e os 45 anos que pretendem viajar em família, com crianças, valorizando, acima de tudo, “as experiências e as emoções”.
Os hotéis aderentes a esta campanha receberão o ‘kit Azorlândia’, que consiste na criação de um espaço para as crianças, com “playstation, material didático e televisor”, de acordo com Francisco Gil, da Associação de Turismo dos Açores (ATA).
As crianças recebem também uma pulseira, que lhes dará acesso a atividades gratuitas em empresas de animação turística, centros interpretativos ou museus.
“Por exemplo, no ‘whale watching’, se vem uma família que quer fazer observação de cetáceos, há empresas que irão oferecer a uma das crianças essa atividade”, salientou Francisco Gil.
Os pacotes podem ser adquiridos até 31 de julho para serem usufruídos até 31 de outubro, sendo que a campanha publicitária será feita através de televisão, rádio, cartazes, multibancos, imprensa e internet.
Lusa